Escola Municipal Santa Maria

Santa Maria de Campos -
18º Distrito de Campos dos Goytacazes - R. J.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Conheça como começamos

HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA

Este Educandário foi fundado em junho de 1959 por um grupo de pessoas que sentiram de perto a necessidade de criar uma casa de ensino que visasse o desenvolvimento cultural da região. Autorizado a funcionar pela Portaria nº. 140 de 08 de março de 1960, o Educandário teve como primeiro Presidente o senhor Antonio Miguel e primeira diretora a senhora Leticia Nogueira Miguel. Com o nome de GINÁSIO SANTA MARIA, em homenagem à vila a que pertencia, e mantido pela CAMPANHA NACIONAL DE EDUCANDÁRIOS GRATÚITOS (CNEG), a Instituição funcionou no prédio do Grupo Escolar Dr. José Pereira Pinto, em regime de empréstimo até o ano de 1964 quando passou a funcionar em prédio próprio situado à Rua Marte S/Nº, construído em convênio com a Prefeitura Municipal de Campos e onde funciona até os dias atuais.

As primeiras turmas foram formadas mediante prestação do Exame de Admissão.

O GINÁSIO SANTA MARIA manteve este nome até 15/01/1975 quando teve seu nome alterado para CENTRO EDUCACIONAL SANTA MARIA, e nesta época já era mantido pela CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE (C.N.E.C.), secção do Estado do Rio de Janeiro e estava em fase de implantação do 2º Grau - Curso Técnico em Contabilidade e, após o Curso de Habilitação Específica do 2º Grau para o magistério de 1ª a 4ª série.

Em 1979 mudou novamente sua denominação para COLÉGIO CENECISTA SANTA MARIA, ainda mantido pela CNEC.

Através da Lei Municipal nº. 5.311/93, o COLÉGIO CENECISTA SANTA MARIA passou a denominar-se ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA e a seguir o Regimento Unificado da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário