Escola Municipal Santa Maria

Santa Maria de Campos -
18º Distrito de Campos dos Goytacazes - R. J.

domingo, 21 de março de 2010

Atividade 1

por Márcia Lessa

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

SÉRIE / TURMA / PROFESSOR:I e II Fases – Márcia Lessa

PROGRAMA UTILIZADO: Word

ATIVIDADE: Vogais

OBJETIVO: Reconhecer as vogais iniciais das palavras.

DESENVOLVIMENTO: A professora explicou o som das vogais e fez perguntas sobre a letra inicial das palavras. Após,foi realizando as atividades juntamente com a turma. Alguns alunos já sabiam escrever o nome das figuras.




Atividade 2

Por Márcia Lessa

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

SÉRIE / TURMA / PROFESSOR:2° A.E. - 201 – Mery Lucy

PROGRAMA UTILIZADO: Word

ATIVIDADE: Alfabeto e ordem alfabética

OBJETIVOS: Recordar a ordem das letras no alfabeto, inclusive com as três novas letras do novo Acordo Ortográfico;Reconhecer o fonema inicial de algumas letras, relacionando-os aos desenhos;Escrever palavras começadas com as letras em ordem alfabética.

DESENVOLVIMENTO: Os alunos repetiram o alfabeto, incluindo as três letras novas e após realizaram as atividades propostas.


:p>

Atividade 3








Atividade1


por Cláudia Andrade


Componente Curricular: Língua Portuguesa


Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Patrícia


Programas utilizados: DOSVOX


Atividade: Jogo da forca.


Objetivo: Aprimorar a atenção, concentração e raciocínio lógico através da utilização dos recursos tecnológicos.


Desenvolvimento: O programa apresentou para o aluno a quantidade de letras através de tracinhos e o aluno digitava a letra que acreditava ter na palavra. A cada tentativa era revelada a letra na posição em ocupava na palavra, no caso de acerto. A proporção que as letras eram reveladas, o aluno tinha que se concentrar e raciocinar para descobrir a palavra e consequentemente, as letras que estão faltando para que não seja “enforcado”. Depois que a palavra era revelada o aluno fazia a leitura. Foram utilizadas várias palavras.










Atividade 2


por Cláudia Andrade


Componente Curricular: Língua Portuguesa


Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Claudinéia


Programas utilizados: Amiguinhos


Atividade: Desafio.


Objetivo: Desenvolver o raciocínio e levar o aluno ao aperfeiçoamento da leitura e escrita.


Desenvolvimento: O programa apresentou dicas do tipo de palavra que o aluno teria que descobrir e ele digitava a letra que acreditava ter na palavra. A cada tentativa era revelada a letra na posição em ocupava na palavra, no caso de acerto. A proporção que as letras eram reveladas, o aluno tinha que se concentrar e raciocinar para descobrir a palavra e consequentemente, as letras que estão faltando para que não seja “enforcado”. Depois que a palavra era revelada, a palavra era lida pelo aluno. Foram utilizadas várias palavras.















Atividade3


por Cláudia Andrade


Componente Curricular: Matemática


Série/Turma/Professor: 5º A.E./501/ Sabrina


Programas utilizados: MatheMaxPro


Atividade: Operações básicas de multiplicação.


Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico de forma prazerosa visando melhoria na resolução de problemas.


Desenvolvimento: A atividade foi enviada para a área de trabalho para que o aluno abrisse-o de forma mais rápida. O programa apresentava as operações e o aluno tinha que digitar o resultado. Se estivesse errado, ele sonorizava avisando e o aluno tinha que refazer até chegar ao resultado correto para que aparecesse nova operação. Quando o aluno acertava, o bonequinho andava no lápis e seqüência era encerrada quando ele chegava ao final. Também é registrado o tempo que foi gasto e a quantidade de operações resolvidas.