Atividade 1
por Cláudia Andrade
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Série/Turma/Professor: 6º A.E./601/Adélia
Programas utilizados: Paint e Word
Atividade: Produção de texto
Objetivo: Produzir texto aplicando conhecimentos de estrutura, coesão e coerência.
Desenvolvimento: Os alunos abriram o Paint através do Iniciar e a professora Adélia pediu para os alunos fazerem um desenho que representasse amizade. Em seguida o desenho foi retirado do Paint e levado para o Word e os alunos produziram um texto.
Atividade 2
por Cláudia Andrade
Componente Curricular:
Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Patrícia
Programas utilizados: CD do IBGE
Atividade: Jogo da memória e quebra-cabeça
Objetivo: Aprimorar a atenção, concentração e percepção através da utilização dos recursos tecnológicos.
Desenvolvimento: O Coordenador inseriu o CD do IBGE e a professora Patrícia acessou os jogos que seriam utilizados. O jogo da memória envolvia animais em extinção e o aluno tinha que clicar em duas cartas para tentar formar o par. O primeiro quebra-cabeça usado foi do mapa do Brasil, em que o aluno arrastava cada Estado que era mostrado e encaixava no seu lugar. No outro quebra-cabeça, as peças apareciam por cima do desenho e umas sobre as outras. O aluno tinha que retirá-las para ver o desenho e tentar encaixar as peças, o que exigia maior controle e atenção.
Atividade 3
por Cláudia Andrade
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Série/Turma/Professor: 7º A.E./701/ Luiza
Programas utilizados: Power Point, Word, Paint
Atividade: Produção de tirinhas.
Objetivos: Criar tiras e quadrinhos a partir da narrativa em prosa do próprio aluno, percebendo o encadeamento lógico do texto;
Utilizar recursos expressivos;
Criar personagens através de recurso gráfico.