Escola Municipal Santa Maria

Santa Maria de Campos -
18º Distrito de Campos dos Goytacazes - R. J.

domingo, 18 de abril de 2010



Atividade 1

                                                     por Cláudia Andrade

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Série/Turma/Professor: 6º A.E./601/Adélia

Programas utilizados: Paint e Word

Atividade: Produção de texto

Objetivo: Produzir texto aplicando conhecimentos de estrutura, coesão e coerência.

Desenvolvimento: Os alunos abriram o Paint através do Iniciar e a professora Adélia pediu para os alunos fazerem um desenho que representasse amizade. Em seguida o desenho foi retirado do Paint e levado para o Word e os alunos produziram um texto.

 

Atividade 2
                                                              por Cláudia Andrade

Componente Curricular:

Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Patrícia

Programas utilizados: CD do IBGE

Atividade: Jogo da memória e quebra-cabeça

Objetivo: Aprimorar a atenção, concentração e percepção através da utilização dos recursos tecnológicos.

Desenvolvimento: O Coordenador inseriu o CD do IBGE e a professora Patrícia acessou os jogos que seriam utilizados. O jogo da memória envolvia animais em extinção e o aluno tinha que clicar em duas cartas para tentar formar o par. O primeiro quebra-cabeça usado foi do mapa do Brasil, em que o aluno arrastava cada Estado que era mostrado e encaixava no seu lugar. No outro quebra-cabeça, as peças apareciam por cima do desenho e umas sobre as outras. O aluno tinha que retirá-las para ver o desenho e tentar encaixar as peças, o que exigia maior controle e atenção.





Atividade 3

                                                           por Cláudia Andrade

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Série/Turma/Professor: 7º A.E./701/ Luiza

Programas utilizados: Power Point, Word, Paint

Atividade: Produção de tirinhas.

Objetivos: Criar tiras e quadrinhos a partir da narrativa em prosa do próprio aluno, percebendo o encadeamento lógico do texto; 
                   Utilizar recursos expressivos; 
                   Criar personagens através de recurso gráfico.

Desenvolvimento: A professora Luiza trouxe a atividade preparada e a Coordenadora passou para os computadores. Na atividade também tinham vídeos. Primeiro os alunos assistiram a apresentação dos slides, que falava sobre o personagem Cambito e sua turma. A professora ia pedindo aos alunos para lerem e também fazia comentários e explicações necessários. Em seguida viram os vídeos relacionados e foram para o Word. Lá eles preparam o documento com o cabeçalho e inseriram a tabela para a produção da tirinha. No próximo agendamento eles irão produzir os desenhos no Paint para terminar a produção.