Escola Municipal Santa Maria

Santa Maria de Campos -
18º Distrito de Campos dos Goytacazes - R. J.

sábado, 26 de junho de 2010


Atividade 1
por Cláudia Andrade
Componente Curricular:
Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Patrícia
Programas utilizados: Jogos educativos e Dosvox
Atividade: Jogo da Forca e Tangram.
Objetivo: Desenvolver o raciocínio de forma prazerosa, levando o aluno ao aperfeiçoamento da leitura e da escrita.
            Aprimorar a atenção, concentração e raciocínio lógico através da utilização dos recursos tecnológicos.
Desenvolvimento: O programa apresentou para o aluno a quantidade de letras através de tracinhos e o aluno digitava a letra que acreditava ter na palavra. A cada tentativa era revelada a letra na posição em ocupava na palavra, no caso de acerto. A proporção que as letras eram reveladas, o aluno tinha que se concentrar e raciocinar para descobrir a palavra e consequentemente, as letras que estão faltando para que não seja “enforcado”. O programa além de visual também é sonoro. Diversas palavras foram utilizadas. No Tangram, são apresentadas figuras geométricas para serem encaixadas no formato do desenho, sendo que não pode repetir peças e nem sobrar.  Quando o desenho é formado, apresenta-se outro.




sexta-feira, 25 de junho de 2010

Banda de Tambores "Antonio José Gonçalves" Uma História de conquistas...

Por Márcia Lessa

A Banda de Tambores da Escola Municipal Santa Maria é a primeira e única BANDA DE TAMBORES do Município de Campos dos Goytacazes.
Banda Marcial fundada na década de 70 pelo então secretário da Escola, Sr. Antônio José Gonçalves, passou a categoria de Banda de Tambores em 2001.
Hoje a Banda de Tambores "Antônio José Gonçalves", regida pelo professor Fábio José de Oliveira Gonçalves, realiza apresentações em várias cidades dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, encantando a todos com sua simplicidade, beleza e repertório variado. Recebeu inclusive, MUITAS premiações em vários Festivais e Concursos que participou durante todos esses anos.
A dedicação absoluta do professor Fábio, leva o nome de nossa comunidade para além do Município de Campos, mostrando que os jovens do interior também têm seu valor e que em nossa Escola a Educação acontece de fato.
O objetivo principal da Banda de Tambores "Antônio José Gonçalves" é proporcionar aos jovens da Escola e Comunidade a oportunidade de desenvolverem habilidades musicais, disciplina, organização, intercâmbio cultural, cidadania, profissionalismo, além de adquirirem uma atividade extra curricular que os ocupa o tempo ocioso.
TAMUSAM - Tambores do Municipal Santa Maria = Garra, Força e Determinação
No último fim de semana, nossa Banda nos presenteou com mais três troféus, o que nos deixa muito orgulhosos.
Nossos sinceros agradecimentos à nossa Banda por nos proporcionarem tão agradáveis e gratificantes momentos. 

Parabéns TAMUSAM!!!!!