Atividade 1
por Cláudia Andrade
Componente Curricular: História e Língua Portuguesa
Série/Turma/Professor: 5º A. E./ 501/ Sabrina
Programas utilizados: Word
Atividade: Carta enigmática.
Objetivo: Identificar personagens do texto representados por desenhos;
Reconhecer o Tratado de Tordesilhas como um acordo feito entre Portugal e Espanha para dividir o Brasil;
Concluir que a história é formada por fatos ordenados através do tempo.
Desenvolvimento: A atividade foi digitalizada e inserido tabelas para as respostas. Os alunos tinham que observar as figuras e no lugar delas digitar o que representavam, mas para isso teriam que aplicar os conhecimentos adquiridos previamente em sala de aula. Os alunos foram participativos durante a atividade e também foi possível passar algumas informações básicas de digitação, pois alguns alunos estão habituados a usar MSN, onde não é necessário regras de escrita.
Atividade 2
por Cláudia Andrade
Componente Curricular:
Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Claudinéia
Programas utilizados: Mathe Max, Squared, Pikeruxo e Tangram
Atividade: Resolução de operações e raciocínio lógico.
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico, concentração e percepção.
Desenvolvimento: O programa apresentou as continhas para que o aluno fosse resolvendo. No Tangram, que é um quebra cabeça com figuras geométricas, o aluno tem que conseguir encaixar as peças de modo que não sobre peça e no Squared, o aluno tem que pensar estrategicamente de modo que estoure o maior número possível de peças de uma determinada cor sem deixar outras de cor diferente presas, pois quanto menos peça deixar sobrando melhor terá sido a sua tática. Tem que ter no mínimo duas peças da mesma cor juntas para que possa estourar.