Atividade 1
por Cláudia Andrade
Componente Curricular:
Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Patrícia
Programas utilizados: CD do PROASE, Pikerucho e Ciranda da Inclusão
Atividade: Fonemas, operações de adição e subtração e forca .
Objetivo: Aprimorar a capacidade de concentração e o raciocínio de forma prazerosa, utilizando os recursos tecnológicos.
Associar o som da letra ou sílaba pronunciadas às figuras que o representam.
Estimular a percepção auditiva, leitura e escrita.
Desenvolvimento: A professora Patrícia inseriu o seu CD e acessou a atividade sobre fonemas, na qual o aluno clica no botão do som, escuta o som da letra ou sílaba e clica nos desenhos que representam o som. No Pikerucho, são apresentadas operações de adição e subtração e caem bolas com vários resultados (certos e errados). Em alguns momentos caem também bônus, para que o aluno possa pegar os dois e aumentar o seu placar. Os alunos pegam o resultado através de um palhaço que corre para os lados e salta, mas precisam resolver com agilidade as operações apresentadas. Na Ciranda da Inclusão, são apresentadas figuras para o aluno formar a palavra, mas caso não consiga, acaba enforcado.
Atividade 2
por Cláudia Andrade
Componente Curricular:
Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Patrícia
Programas utilizados: Paint
Atividade: Desenho livre.
Objetivo: Estimular a criatividade utilizando os recursos tecnológicos.
Desenvolvimento: O aluno, utilizando o Paint e os seus recursos, mostrou-se habilidoso para representar através do desenho, a imagem que naquele momento tinha um significado pessoal para ele.
Atividade 3
por Cláudia Andrade
Componente Curricular:
Série/Turma/Professor: Sala de Recurso / Patrícia
Programas utilizados: Paint e CD do IBGE
Atividade: Desenho livre e quebra cabeça.
Objetivo: Estimular a criatividade utilizando os recursos tecnológicos.
Aprimorar a atenção.
Desenvolvimento: O aluno, utilizando o Paint e os seus recursos, construiu um desenho que naquele momento tinha um significado pessoal para ele. No quebra-cabeça, as peças apareciam por cima do desenho e umas sobre as outras. O aluno tinha que retirá-las para ver o desenho e tentar encaixar as peças, o que exigia maior controle e atenção.
Ótimas atividades utilizando vários recursos para que seu trabalho fique mais dinâmico e assim motive os alunos nas aulas no Laboratório de Informática interagindo com as aulas que estão acostumados ter na sala.
ResponderExcluirUm abraço
Tatiana Maciel